Qualidades de um bom professor

Todos nós fomos alunos em algum momento de nossas vidas e tivemos muitos professores. Alguns deles nós sequer lembramos, enquanto outros se destacaram na nossa memória. Mas quais são as qualidades que tornam alguém um bom professor?

Antes de começarmos a falar sobre as qualidades de um bom professor, devemos admitir que esta é uma das profissões mais difíceis. Os métodos de treinamento e educação exigem inteligência e precisão, e conhecê-los e saber como usá-los não é fácil. E este não é o único problema que os professores têm: eles também precisam ser capazes de lidar com seus alunos e todos os seus caprichos!


Estudos mostraram que a qualidade do ensino aumenta quando um professor atende aos seguintes critérios:

Profundo conhecimento no assunto a ser ensinado: É essencial que o professor tenha um bom conhecimento do assunto que ele ou ela pretende ensinar. Claro, essa informação é mais do que apenas termos, fatos e conceitos. Manter essas coisas em ordem e entender como elas estão conectadas também é essencial. O professor também deve ser capaz de discutir todos os aspectos do tópico e usar esse conhecimento em outras áreas também.

Estratégias de ensino: Um bom ensino requer o uso de estratégias apropriadas. Hoje, as estratégias construtivas são consideradas as melhores estratégias. Nestas, o estudante é visto como um ponto central que constrói seu próprio mundo. Assim, as estratégias utilizadas devem estimular o aluno a pesquisar, encontrar e pensar criticamente.

Definição de metas e planejamento do ensino: Bons professores não improvisam. Eles estabelecem metas específicas para o seu ensino e fazem planos para alcançá-los. Um bom planejamento leva muito tempo. Mas isso torna o aprendizado interessante e desafiador.

Desenvolvimentos apropriados para exercícios: À medida que os alunos crescem, suas formas de aprender e lidar com as dificuldades mudam. Portanto, o professor deve estar ciente das diferentes etapas do desenvolvimento da criança e posicionar-se a fim de desenvolver materiais didáticos apropriados em cada estágio do desenvolvimento.

Qualidades De Um Bom Professor

Na sala de aula

Habilidades de gerenciamento de sala de aula: Uma característica importante de um bom professor é que ele ou ela vê a turma como um todo. O trabalho em equipe e a utilização de projetos são boas alternativas. Para conseguir isso, o professor deve ter várias habilidades, incluindo: definindo regras, organizando grupos, supervisionando a execução de tarefas, abordando o mau comportamento, etc.

Os extremos têm um efeito muito negativo no ensino – seja disciplina excessiva ou relaxamento. A classe deve poder ser reunida de maneira democrática.

Habilidades motivacionais: Se os alunos não tiverem a motivação necessária, a qualidade do ensino será menor. Portanto, é uma boa idéia que o professor use estratégias que despertem o interesse dos alunos pelo assunto. Bons professores transformam as tarefas de ensino em atividades criativas e estimulantes, o que, por sua vez, melhora a qualidade do ensino.

Habilidades de Comunicação: O professor deve ser um bom orador e conhecer os fundamentos da discussão e apresentação. Um bom professor não tem problema em ajustar sua própria expressão às necessidades dos alunos. Estamos falando não só de comunicação com os alunos, mas também do resto da comunidade escolar.

Separações e Diferenças

Tendo em conta as diferenças individuais: Todos os alunos são diferentes. Todo mundo tem seus próprios talentos e formas de aprender. Um bom ensino também inclui a capacidade de levar em conta essas diferenças individuais. Não apenas isso, mas o professor também deve ser capaz de adaptar seu ensino às necessidades de cada aluno.

Eficácia em diferentes contextos culturais: Hoje em dia é normal ter alunos de diferentes culturas nas salas de aula. Portanto, uma das habilidades que os professores precisam é saber algo sobre a cultura de seus alunos, a fim de melhorar a interação na sala de aula. O papel do professor é encorajar os alunos a serem positivos e a prevenir confrontos interculturais.


Habilidades de avaliação: Um bom professor está ciente do nível de aprendizado de cada aluno. Para descobrir, ele pode usar várias ferramentas de avaliação para identificar os pontos fortes e fracos de seus alunos. Hoje, os professores usam avaliações para testar alunos, mas isso não deve ser a única forma de se avaliar . A verdadeira razão para fazer a avaliação é descobrir em que estágio o aluno está e depois desenvolver um método de Ensino adequado para ele/ela.

Habilidades Tecnológicas: A tecnologia, se usada adequadamente, pode ser uma ferramenta poderosa para aumentar a qualidade do ensino. É por isso que bons professores precisam de informações atualizadas sobre novas tecnologias. Eles também precisam saber como melhor usá-los em um ambiente de ensino. Também é importante que o professor familiarize os alunos com essas tecnologias.

Agora que vimos todas essas qualidades, podemos ver o quanto é exigido dos professores hoje. Parece quase impossível que uma pessoa seja capaz de atender a todos esses requisitos. Você também pode ver quanta responsabilidade o professor tem, e nós realmente não podemos exigir menos deles.

O professor é uma figura central na criação de uma criança. A consequência de ensinar um professor pobre, ou mesmo medíocre, é que alguns alunos não desenvolvem todo o seu potencial. Por outro lado, não podemos ignorar o fato de que, se queremos profissionais de alta qualidade, precisamos ter formação de professores de alta qualidade.

É verdade que essa atitude é tão importante quanto conhecimento e habilidades. Investir na educação é um dos melhores investimentos que a sociedade pode fazer para o seu futuro.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Últimos Posts