Como achar a Creche dos Sonhos: Conselhos Infalíveis para uma Escolha Feliz!

Como escolher a creche ideal para seu filho?

Chegou a tão temida hora (para muitos pais) de colocar as crianças na creche, e começar a busca de um parceiro para dividir a tarefa de educar!

Uma nova fase em sua vida começará – na verdade de toda a família. Esta é uma decisão importante e sei que pode ser difícil.

Este texto está sendo escrito com duas pessoas em específico na minha mente e coração, minha filha e minha prima, as mais recentes mamães ao meu redor.

Logo seu filho terá uma parte de sua vida sem você, uma parte onde ele se desenvolverá, aprenderá coisas novas e se tornará ele mesmo sem você observar.

Naturalmente você deseja encontrar um ambiente seguro, divertido e onde seu filho possa se desenvolver ao máximo. A equipe deve ser inspiradora e amorosa e o mais importante, você quer se sentir completamente seguro ao deixar seu filho lá.

Vamos começar pelo básico, você PRECISA entender: O que é educação infantil?

É o primeiro estágio do sistema educacional, destinado a crianças com idades que geralmente variam de 0 a 5 ou 6 anos, dependendo do país e do sistema educacional específico. Ela desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, preparando-as para os anos subsequentes do ensino fundamental.

Guarde essa informação: A educação infantil tem a função de preparar a criança para o ensino fundamental.

1- Dê preferência para creches que a visão e a missão, é fazer da vida do seu filho a mais “leve” possível, e que tenha como foco o BRINCAR! Já dizia Einstein:“brincar é a mais elevada forma de pesquisa”.
Na Finlândia, os professores do ensino infantil, se preocupam muito mais, que a criança, desenvolva autonomia, criatividade, habilidade socioemocionais e CALMA, do que se ela sabe ou não ler e escrever, essa função é do ensino fundamental.

2- Pergunte como é a rotina do ensino? Tenha acesso ao plano da escola, a lei no Brasil e na Finlândia neste ponto são iguais, o responsável tem o direito de ter transparência na relação com a escola. E como seria isso? Veja as principais perguntas:

  • Qual é o tamanho dos grupos de crianças? Grupos menores geralmente são bons.
  • Quantos professores/funcionários há por criança? Quanto mais, melhor é uma boa regra geral.
  • Qual é a taxa de rotatividade da equipe? Se for baixa, pode significar que a equipe está satisfeita com o trabalho.
  • No que você presta atenção especial, há alguma pedagogia específica que você considera importante?
  • Como é o ambiente interno e externo?
  • Como pai, você tem a oportunidade de influenciar e, se sim, como?
  • Há grupos de irmãos ou grupos de diferentes idades?

3- Ao escolher uma creche para seu filho, é importante considerar as opções disponíveis na sua região e escolher aquela que melhor atenda às necessidades da sua família. Na Finlândia, temos a lei da escola próxima, mas no Brasil, as coisas são um pouco diferentes, em se tratando da rede privada, geralmente, os pais perguntam para amigos ou fazem questão de determinado local por se enquadrar com o nível social da família.
Não é um pouco óbvio, que se você levar 1 hora ou mais de viagem para levar seus filhos na creche, imediatamente já se cria um ciclo de estresse? Então, coloque no mapa do Google o seu endereço e busque por creches ou escolas de educação infantil, agende uma visita e abuse da segunda sugestão que te dei.

4- Não busque com tanta antecedência, as escolas mudam, as formas de trabalho mudam e os profissionais também, nada de começar a procurar creches durante a gravidez, eu já vi “dicas” como essa na Internet. 1 ano ou 6 meses antes é o apropriado até para garantir uma vaga no futuro.

5- Converse com professores durante a visita. Exatamente, o diretor jamais apresentará a escola dizendo as dificuldades que ele tem com os professores, então ao longo da visita, pare diferentes professores e pergunte: Qual a sua formação? Onde você estudou? Quantos anos trabalha aqui? O que mais te atrai no seu trabalho? Por que você escolheu essa profissão? Não “entreviste” apenas uma pessoa, fale com várias, DURANTE a visita, e com essas informações, você conseguirá entender o clima organizacional da escola, talvez você não saiba, mas um professor satisfeito fará o trabalho dele com muito mais amor, consequentemente, seu filho estará em boas mãos.

6- Como é a alimentação? É muito importante que a alimentação seja feita por um nutricionista e a mais natural possível, hábitos alimentares devem ser introduzidos de forma correta e desde a tenra idade.

7- Seguidores no Instagram não é sinônimo de autoridade ou competência, um fenômeno da modernidade no Brasil atual é este, os pais baseiam-se em fotos de redes sociais, não cometam este erro! Recentemente , uma creche com muitos seguidores e fama na internet foi interditada e os professores acusados de maus tratos aos alunos ( sim, é possível que os diretores não soubessem disso, eis a importância de falar com diferentes professores). Sua base será o plano pedagógico da escola. Na Finlândia, a lei obriga que as escolas o coloquem na internet de forma transparente e com uma linguagem CLARA e não técnica, para facilitar a leitura e acesso dos pais.

8- Existe algum programa de adaptação? Essa pergunta pode ser feita e DEVE! Muitas creches oferecem programas ( antes do ano letivo oficial) no qual as crianças ficam uma ou duas vezes por semana em período integral para conhecer melhor o ambiente, é uma forma segura dos pais se certificarem antes de assinar um contrato e criar o tão esperado e aguardado vínculo de divisão de responsabilidade educacional.

9- Converse com outros pais. Os pais são um recurso maravilhoso ao pesquisar uma escola:

  • Por que escolheram a escola?
  • Qual é a expectativa para o envolvimento dos pais?
  • O que eles acham que é ótimo? Os pais geralmente têm informações relevantes e ficam felizes em compartilhar suas opiniões.

10- Pense na sua filosofia de educação.

  • Quais são as coisas que você deseja para seu filho?
  • Você quer que ela suje as mãos e experimente as coisas de perto?
  • Você gostaria de uma abordagem de aprendizagem simplificada e rigorosa ou uma que fosse mais flexível e crescesse com os alunos à medida que aprendem?
  • Você acredita na colaboração e no trabalho em grupo ou seu filho trabalha melhor sozinho?

Aprenda a filosofia da escola e use-a para imaginar seu filho como aluno lá.

Lembre-se a tarefa de educar é dos pais e da escola, se vocês não têm a mesma visão sobre a educação, o relacionamento já começa errado, aliás, nem deve começar.

Eu espero que estas sugestões, que eu pensei com muito carinho para as pessoas que mais amo na vida, também te ajudem! E se precisar, eu respondo muito mais rápido pelo meu instagram @aylahuovi.

Boa jornada!Hyvää Matkaa!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Últimos Posts