COMO APRENDER FINLANDÊS?

O idioma finlandês é um idioma lógico, com poucas exceções e o quarto mais difícil do mundo.

Mas antes de falar mais profundamente sobre estas afirmações, vou te contar como foi a minha estória com o idioma.

A primeira vez que ouvi finlandês, achei horrível, pesado. Quando me mudei para Finlândia, a situação foi tão desesperadora, que cogitei aprender sueco ao invés de finlandês, o plano B era a linguagem de sinais (eu estou falando sério).

A minha filha de 8 anos em 1 ano já tinha aprendido e eu não. Como assim? A forma que a minha professora de finlandês, optou por nos ensinar o idioma, foi através da associação e escuta do idioma local, ou seja, a professora não explicava nada em inglês, somente em finlandês.

“E como eu entenderia algo em um idioma que eu não compreendia?”

A professora da minha filha, usava uma metodologia lúdica e de associação, além de estimular ao máximo a curiosidade dela.

Eu era uma adulta, com problemas de mudança de país, adaptação, desempregada, lidando com mil coisas simultaneamente, a última coisa que eu queria ou precisa era ter a minha curiosidade despertada, eis o motivo por que no primeiro ano que minha filha aprendeu finlandês, eu não saia do lugar.

O que me sustentava psicologicamente, na época, era o carinho e o amor que o Ismo dedicava tanto a mim quanto a Fernanda.

Depois de 1 ano no curso do governo, que eu apelidei carinhosamente de “finnish for dumbies”, eu comecei a entender o que a professora estava falando no início do ano passado, ou seja, eu levei 24 meses para aprender o básico. 

A vida seguia, até que eu decidi que somente aprendendo o idioma, minha vida mudaria neste país. Estava na hora de parar de pensar” para o quê, eu vou aprender um idioma de índio europeu? Que menos de 7 milhões de pessoas falam no mundo?”, para” eu farei parte de um grupo de pessoas que não nasceu aqui e domina o idioma!”.

Feito isso, aprendi, me tornei primeiro intérprete do governo, depois fiz meu mestrado em finlandês, na universidade de Helsinki e com o tempo comecei a dar aulas privadas para estrangeiros (como renda extra).

Por que o finlandês é um idioma lógico?

O fato de não ter preposição e artigo faz com que os pós-fixos determinem estas funções nas frases.

Eu brinco com meus alunos que finlandês é um idioma “sem sexo e sem futuro”, pois não tem gênero e nem o tempo futuro.

Se você aprende como usar as 15 declinações, você aprendeu o idioma! Simples assim. Hoje para mim é simples, antes não era. É como uma fórmula matemática. Adoro o fato de não ter tantas exceções no idioma.

Finlandês é difícil?

Tudo é difícil no início e quando você não sabe, se você não tiver uma boa professora, sim, o idioma será muito difícil. Com dedicação, boa orientação e forca de vontade, é possível aprender e bem! Acredite. Mas por que ele é o quarto mais difícil do mundo? Pelas declinações e excesso de encontros consonantais e vocálicos.

Existe algo fácil?

Sim, a fonética, os tempos verbais e as conjugações. Como eu disse, você só precisa de alguém que te oriente.

Eu decidi dar aulas de finlandês, pois sofri muito no meu período de adaptação ao país, o governo na teoria te dá 3 anos com um plano de integração a sociedade, esse plano na prática, comigo, não funcionou.

O primeiro curso foi horrível, no segundo apenas eu tive uma professora russa, que morava na Finlândia há quase 45 anos, e tinha uma didática bem soviética, digamos assim. No início, eu não suportava aquela senhora! Depois, de 4 semanas, percebi que ela foi um anjo de Deus na minha vida, a forma como ela me desafiava diariamente, foi o que me fez aprender. Eu precisava de alguém que me olhasse e falasse:” Não consegue? Que pena, fique para trás, no lugar de quem não tenta nada e se acha uma vítima!”

Sim, os métodos dela eram soviéticos :). E gracas a ela eu aprendi finalmente o idioma, mas decidi que não usaria a mesma metodologia com ninguém. Sim, naquele momento eu comecei a sonhar em ajudar outras pessoas.

E assim me tornei professora de finlandês. Dou aulas particulares desde 2014 pela internet, escolho meus alunos e nunca passo de 10 alunos. Afinal só tenho 10 horas na semana para dedicar a eles, pois são aulas individuais. 

A ideia das aulas é poder ensinar finlandês de um jeito mais leve, prático, em português, mostrando as diferenças entre os idiomas e, simultaneamente, ajudá-los a entender o país que eles estão vindo morar ou a se integrar a sociedade caso já morem aqui. Ajudo meus alunos em tudo, montamos um objetivo de vida no país e corremos atrás dele. Eu não quero que ninguém passe pelo sofrimento que eu passei.

Por que escolho meus alunos? Meu tempo é curto e precioso, cobro barato, mas cobro, principalmente para eles darem valor as aulas. E escolho as pessoas que acho que realmente querem uma vida na Finlândia. Então, quem quer aprender o finlandês sem nenhum motivo REAL, eu não sou a pessoa ideal para ser a professora.

Estamos em 2022, e hoje vejo meus ex-alunos no mercado de trabalho, ou já com a nacionalidade, ou inseridos na sociedade, alguns viraram amigos.

E como eu ensino?

Primeiro eu conto a história do idioma, a real e não a da Wikipédia :). Depois no meu material eu mosto o que existe em português que também existe em finlandês, cada aluno aprende de um jeito diferente, então juntos tentamos entender como ele aprende melhor e a partir daí montamos um planejamento de aulas JUNTOS. Dentro deste planejamento colocamos, o melhor dia, horário, objetivo e metodologia para alcançá-lo.

O aprendizado melhora.

Sobre a fonética:

Finlandês, você fala exatamente como você lê, a grande dificuldade para o Brasileiro é essa, pois falamos LEITHI ao invés de LEITE, nem todos, claro, as pessoas do sul, costumam ter mais facilidade com o finlandês. Mas para meus alunos cariocas, por exemplo, a fonética finlandesa, é como ir ao inferno de patinete e voltar (no início).

O PULO DO GATO:

O que eu percebi ao longo dos anos foi o seguinte: Quem tem muita dificuldade em aprender o idioma finlandês é quem não domina o português bem. 

Imagina você, em uma aula de finlandês e a professora está falando sobre frases adverbiais, objeto direto e indireto EM FINLANDÊS e você nem sabe o que é isso em português? É óbvio, que vai ser impossível aprender.

Por este motivo, de uma forma nada soviética, eu pergunto para meus alunos primeiro, o básico: sabe a função do verbo, o que é um substantivo, a diferença entre advérbio e adjetivo? Tudo isso, ao mesmo tempo que vou explicando o finlandês.

A magia acontece! A alegria de viver volta para aquela pessoa, ela começa a pensar “nem é tão difícil assim!”

Como o finlandês é ensinado nas escolas?

Através de alfabetização silábica, é a mais lógica para um idioma com tantas vogais e consoantes juntas, a fonética fica também fácil de ser trabalhada. Outra dificuldade para ensinar adultos, não tem lógica ensinar separação de sílabas para quem já foi alfabetizado.

Está precisando de ajuda? Em janeiro terei DUAS VAGAS em aberto, entre em contato através do site ou do meu Instagram @aylahuovi, para marcarmos a entrevista inicial que consiste em: “Finlandês para quê, filho de Deus?”

Mais informações, LEIA AQUI.

Até!

Ayla Huovi

 

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Últimos Posts