Por que a educação finlandesa é há mais de uma década, fonte de pesquisa de vários países?
Porque comprovadamente a educação por aqui, funciona.
Tem quem goste e admire, mas, tem quem ache tudo uma grande bobagem ou “golpe de marketing”.
A verdade, é que ela não precisa ser amada, odiada, copiada e implementada, basta ser respeitada.
E se as práticas que ajudaram um país pobre a se tornar próspero, ajudarem outras nações, porque não conhecer? Considerando, diferenças culturais, históricas e legais, chegamos a conclusão que nenhum sistema educacional pode ser copiado, no máximo, boas práticas podem ser reproduzidas em escolas ou municípios.
Mas, afinal que práticas são essas, que trouxeram tanto orgulho á Finlândia?
1- FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Apenas 5 universidades formam professores na Finlândia. Ensino EAD para magistério ou pedagogia? Não. O Finlandês considera a profissão um sacerdócio, então, formar futuros professores é tão sério quanto formar médicos que salvam vidas.
2- APOIO GOVERNAMENTAL
90% das escolas finlandesas são públicas, estas escolas são de responsabilidade do município, porém o governo federal pode entrar com verba extra para melhorias futuras.
3- METODOLOGIAS ATIVAS
O ensino através de projetos estimula o planejamento em grupo, diferentes tipos de recursos e o ensino é centralizado no aluno.
4- LIBERDADE PEDAGÓGICA
O professor finlandês em liberdade de ensino, ELE decide que pedagogia usar em sala de aula.
5- AUTONOMIA E CONFIANÇA
Todo professor é pesquisador e mestre, por esse motivo, tanto a sociedade quanto o diretor, confiam no trabalho dele e ele tem autonomia de decisão em sala de aula.
6- DIFERENTES TIPOS DE AVALIAÇÕES
As avaliações nas escolas finlandesas são sempre: diagnósticas, formativa, comparativa e somativa.
Como vocês podem ver, estes são alguns pontos que podem até não ser um diferencial se comparado com algumas escolas brasileiras, porém a metodologia utilizada e como é a implementação de cada ponto em questão nas escolas é que vale a pena conhecer de perto.
Curioso para saber mais sobre a educação na Finlândia? Me siga no Instagram @aylahuovi. E vale a pesquisa no site do ministério da Finlândia.