COMO CONSEGUIR EMPREGO NA FINLÂNDIA?

Como conseguir trabalho na Finlândia?

Se você está lendo este artigo, certamente é porque tem interesse em saber mais sobre o mercado de trabalho na Finlândia.

Terei uma série de informações boas e ruins para você.

Vamos começar com as boas?

Você como imigrante legal, tem direito a um plano de integração a sociedade, este planejamento é feito pelo escritório do trabalho da sua cidade, DEIXO AQUI O SITE.

Este planejamento inclui inicialmente cursos de finlandês, a única maneira de você estudar em período integral o idioma local, é por estes cursos oferecidos pelo governo. Você tem 3 anos para poder estudar e receber por isso, então não desperdice esta oportunidade. ESTUDE DE VERDADE!

Agora, vamos aos “Jobs”?

É POSSÍVEL TRABALHAR NA FINLÂNDIA, SEM FALAR FINLANDÊS?

Sim, mas são em vagas PONTUAIS. Ou seja, existem empresas que contratam no verão, estrangeiros, só para colher morangos ou trabalhar na lavoura, para isso, o mínimo de inglês é necessário, APLIQUE AQUI PARA ESTAS VAGAS. Neste link você terá TODAS as informações referente ao trabalho. Uma curiosidade: Este trabalho é livre de impostos, eu tenho alguns amigos russos que no verão colhem por conta própria frutinhas na floresta e vendem na feira, este tipo de trabalho é livre de imposto e não é considerado “harmaa työtä” (sonegação de imposto)

 Existem, também, vagas na área de tecnologia, pesquisa e criação de jogos.

Entendeu agora o motivo para você aprender o idioma?

Mas além do idioma, é importante entender a cultura do trabalho na Finlândia, as leis trabalhistas, os seus direitos e deveres.

Confiança e ética são palavras que ganham um forte significado desde a creche. É importante que você saiba, que seus colegas de trabalham vão confiar e acreditar em você, e uma vez quebrada esta confiança o jogo acabou.

Em uma entrevista de emprego, quanto mais direto você for ao ponto, mais bem-visto você será, quando te perguntarem “fale sobre você”, não pense que será o seu momento de terapia gratuita, o que eles querem saber, basicamente:

  1. Quem é você, de que país você veio.
  2. Porque escolheu a Finlândia para viver.
  3. Quais são seus hobbies?
  4. Com quem você mora?
  5. Qual o prazer que o trabalho em questão traria para sua vida?
 

Além do CV, tenha pronto uma carta de apresentação sobre você, que inclua principalmente seus objetivos de vida, sonhos e hobbies.

A pandemia e em seguida a guerra trouxeram ao mundo consequências desastrosas na educação, na sociedade e na economia. A Finlândia, também foi afetada, mas ainda assim, existem áreas que precisam de mão de obra e não tem. Quais são essas áreas? Saúde, educação e construção, mas para conseguir estas vagas você precisa ter no mínimo o nível médio de finlandês, e para adquirir, tenho uma sugestão, contrate ESTA PROFESSORA .

Brasileiros são bem-vistos no mercado de trabalho por aqui. Nossa fama é de: Criativos e empenhados. Mas, aqui, entre nós, quando queremos trabalhar de verdade, damos o nosso melhor sempre!

As notícias ruins:

Na Finlândia não existe décimo terceiro, nem férias 100% pagas (cada contrato de trabalho negocia se as férias serão pagas ou não e qual a porcentagem seria descontada do salário, muitos estrangeiros trabalham aqui e desconhecem esta informação), a aposentaria TOTAL é aos 67 anos (para todos) e PARCIAL aos 63 (mulheres) e 65 (homens).

AQUI NESTE SITE, você pode calcular quando irá se aposentar e quanto irá receber.

Minha estória pessoal como desempregada na Finlândia:

  • Cheguei aqui com diploma de nível superior, experiência em grandes empresas e uma ótima bagagem profissional, como queríamos engravidar, engravidei no meu período de integração, assim poderia estudar e receber o benefício em dinheiro para isso.
  • Quando a Julia estava com 3 anos e eu falava MUITO MAL finlandês, (na verdade, não tinha aprendido muita coisa no curso de finlandês que era lecionado EM FINLANDÊS), e por falar mal, o escritório do trabalho não considerou os meus diplomas ou conhecimentos, me mandaram fazer o estágio obrigatório em um restaurante como assistente de cozinha e limpeza. NÃO FUI. 
  • Fiz uma lista de empresas que gostaria de trabalhar e em que área. Eu me formei em administração de empresas e fui gerente da Telesp celular, entre outras, no Brasil, segui esta linha, detalhe: Só via os anúncios em inglês.
  • Achei um anúncio, que precisava de uma assistente de projetos que falasse russo, eu sabia que aquela empresa tinha projetos no Brasil também, mandei meu CV, confesso: MENTI NO CV, disse falar russo, só para ser chamada para a entrevista. E fui! Na entrevista fui direto ao ponto, disse: Me chamo Ayla, e não estou aqui para a vaga de assistente na Rússia, mas sei que você tem projetos no Brasil e tenho certeza que uma pessoa que entenda a cultura brasileira, fale um pouco de finlandês e é fluente em inglês, como minha experiência, que tirando o falar russo, o resto é verdade, seria muito útil para sua empresa principalmente para evitar problemas. Ela me pediu para listar os problemas e eu listei (já tinha treinado em casa). A entrevista foi um pouco em inglês e um pouco em finlandês ruim.
  • Ela disse que ligaria. Eu acreditei. Ela ligou. E eu fiquei 1 ano trabalhando na empresa, o tempo que o projeto durou, minha chefe virou uma grande amiga e muito tempo depois, ela disse, que só me contratou por um motivo, ela viu coragem, criatividade e honestidade em mim. Ela saiu da empresa antes de mim e eu não tive meu contrato renovado.

Em outro post eu conto como cheguei até aqui, mas acho importante falar para vocês NÃO OUVIREM, quando alguém falar: VOCÊ NÃO VAI CONSEGUIR! Dito isso, vamos às vagas?

 Para limpeza de escritórios, hotéis, e outros, o nível de exigência do idioma é muito baixo, às vezes até nenhum, e a hora de trabalho inicia com 9 €, link AQUI  e AQUI.

Para quem tem o “THE BOOK IS ON THE TABLE” em finlandês, algumas vagas como assistente de creche, assistente de cuidados de idosos, pode ser uma opção. Salário inicial de 12 €/hora, link AQUI.

Seu inglês é ótimo e seu finlandês também? AQUI você terá várias vagas e o céu é o limite.

Espero que este artigo tenha sido útil de alguma forma, aproveita para me seguir no Instagram: @aylahuovi

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Últimos Posts