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Quem tem medo do celular ( nas escolas)?

Nos últimos anos, aqui na Finlândia, algo que nunca foi abordado anteriormente, virou uma questão educacional a ser debatida: O uso de celulares nas escolas! E que tem dividido opiniões por aqui. Enquanto alguns defendem a inclusão da tecnologia nas salas de aula, outros acreditam que a proibição dos celulares pode melhorar o ambiente educacional. Essa medida já foi adotada por diversos países, trazendo impactos variados.

Como este é um blog PESSOAL, me atrevo a escrever o que penso, e você leitor, não é obrigado a concordar, mas o convido a continuar a leitura.

Para muitos países que estão ou já estiveram no topo do Pisa, como Finlândia, Estônia, Singapura e outros, se instituiu o chamado turismo educacional, uma área que move bilhões de dólares. Isso mesmo que você leu: Bilhões.

O atual primeiro ministro finlandês, Petteri Orpo, (Haddad da direita finlandesa) se especializou em criar e aumentar impostos, além de cortar inúmeros benefícios ( muitos necessários), foi o primeiro a defender a proibição do uso dos celulares nas escolas, como argumento, culpou os celulares pela falta de concentração dos alunos e queda no Pisa. Agora, vamos a alguns pontos:

 

Pontos Positivos da Proibição de Celulares nas Escola 
Maior Concentração dos Alunos: A principal justificativa para a proibição de celulares é a melhoria na concentração dos alunos.

 

Redução do Cyberbullying: O uso excessivo de celulares também facilita o bullying digital. Ao proibir os dispositivos durante o horário escolar, as escolas podem reduzir significativamente os casos de cyberbullying. Na França, onde a proibição de celulares foi implementada em 2018, uma pesquisa indicou uma queda de 20% nos casos de cyberbullying entre estudantes de 12 a 15 anos.

Ambiente de Aprendizado mais Saudável: Sem a presença constante de notificações e distrações, os alunos podem focar mais nas atividades propostas pelos professores. A interrupção frequente das aulas por causa do uso de celulares pode afetar o andamento do conteúdo e a capacidade dos alunos de processarem informações. Além disso, os alunos ficam menos propensos a usarem o tempo de estudo para navegar em redes sociais ou jogos.

Incentivo à Socialização Presencial: O celular, muitas vezes, substitui as interações presenciais entre os alunos, prejudicando o desenvolvimento de habilidades sociais. Com a proibição, há um estímulo para que os estudantes se envolvam mais em conversas e atividades colaborativas durante os intervalos.

 

Pontos Negativos da Proibição de Celulares nas Escolas
Perda de uma Ferramenta de Ensino: Os celulares, são ferramentas valiosas no ambiente educacional. Aplicativos educacionais, acesso a informações e pesquisas rápidas são facilitados pelos smartphones. Na Finlândia, usamos em atividades educacionais supervisionadas para promover o aprendizado autônomo e integrar a tecnologia no currículo.

Desigualdade Tecnológica: Proibir o uso de celulares nas escolas pode aumentar o fosso entre alunos de classes sociais diferentes. Enquanto alguns têm acesso a computadores e tablets em casa, outros dependem de seus celulares como principal ferramenta de acesso à internet e estudos. Nesses casos, a proibição pode prejudicar os alunos mais vulneráveis economicamente.

Dificuldade de Implementação: Quem proíbe, costuma o fazer sem um projeto de implementação, sem metas ou objetivos. Estamos falando de um celular e não de drogas ilícitas.

Pesquisei sobre algumas experiências em outras países:

 

França: Em 2018, a França implementou uma proibição nacional de celulares em escolas para alunos de até 15 anos. O governo francês argumentou que a medida visava melhorar o desempenho acadêmico e promover um ambiente mais saudável de aprendizado. Após a implementação, dados de uma pesquisa nacional mostraram que 85% dos professores perceberam uma melhora no comportamento e na atenção dos alunos durante as aulas, porém os resultados do PISA foram inferiores aos outros anos, o que me fez pensar: ” E o argumento da concentração?”

Austrália: Em Nova Gales do Sul, uma das regiões mais populosas da Austrália, foi imposta uma proibição em 2020. Embora ainda seja cedo para avaliar totalmente os resultados, as primeiras observações indicaram uma diminuição na distração durante as aulas e uma maior interação social nos intervalos. Contudo, professores relataram dificuldades em monitorar completamente a aplicação da regra, especialmente em escolas maiores.

 

Canadá: A província de Ontário adotou uma proibição de celulares em 2019 para melhorar a concentração dos alunos. Após a implementação, um estudo mostrou que 70% dos pais e responsáveis apoiaram a medida, acreditando que seus filhos estavam mais focados nos estudos. No entanto, professores apontaram que alguns alunos, especialmente os de ensino médio, sentiram a falta da tecnologia como ferramenta de aprendizado, diminuindo assim o interesse e a motivação pela pesquisa.

A Finlândia segue adotando a política de restrição, coisa que não é nenhuma “trend” imposta pela sociedade, a verdade, é que sempre agimos assim.

Digo isso, fica a pergunta: O que significa EDUCAR ?

 

 

 

 

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