Antes de escrever sobre como fazer a coisa de forma correta. Irei explicar o que acontece quando você tenta imigrar de forma ilegal, e acaba sendo pego pela polícia.
Sabia que os finlandeses são conhecidos na Europa como o povo mais honesto?
Também é conhecido como o mais ingênuo.
A palavra mais falada nas escolas e no trabalho é: CONFIANÇA. É incrível como a maioria das pessoas aqui, partirá do princípio que você está sendo honesto.
Mas o que isso tem a ver com estar ilegal?
Para viver aqui sem ser herdeiro ou empresário muito rico, você vai precisar trabalhar.
Imagine que você venha para cá, visitar um amigo, e decide ficar, vai buscar uma vaga de emprego e a primeira pergunta é: Você tem permissão de trabalho? Se a resposta for NÃO, você não será contratado, pois é um risco muito grande para quem contrata e as pessoas preferem não fazer a coisa errada.
Digamos que você ofereça seus serviços de limpeza ou cuidados de crianças/idosos já com um preço muito baixo e deixando claro que está fazendo isso, pois não tem visto. Não recomendo. Se for um finlandês, certamente chamará a polícia.
Um estrangeiro possivelmente irá “ajudar”, mas explorando você ao máximo.
E no final das contas você saiu da sua casa, para ser explorado, em um país que 3 meses por ano é congelante, 6 meses muito frio, 4 meses de muita escuridão, sem amigos, sem falar o idioma e em uma tristeza profunda, pois tudo o que ganha, você consegue comer e pagar o aluguel.
E sempre rezando para não ficar doente, pois se for ao hospital e não tiver o seguro social, você sai do hospital direto para a polícia.
As consequências, caso seja descoberto em situação de ilegalidade, são: Ser deportado para o país de origem e multa para a pessoa ou empresa que o contratou. Dependendo do tempo que você ficou ilegal na Finlândia, você pode ser proibido de voltar no mínimo por dois anos ou até mesmo nunca mais.
E o valor da multa depende do tempo que você trabalhou e do seu salário, pois é considerado uma infração da lei imigratória.
Vamos agora descobrir como você pode imigrar legalmente?
As formas existentes são:
Estudante.
Visto de trabalho
Membro familiar(marido, esposa, filhos ou pais doentes que comprovadamente não tem ninguém para cuidar deles, no país de origem)
Refugiado
Pesquisador
Empresário
Se você vier para a Finlândia como empresário, membro familiar, especialista/ pesquisador, o visto sai em duas semanas.
Caso você já tenha uma NACIONALIDADE EUROPEIA (nacionalidade é diferente de permissão de residência, você morar em Portugal legalmente, não significa que você poderá imigrar para a Finlândia com a mesma permissão) ainda assim você precisará passar por um processo burocrático, não de visto, mas de pedido de residência, que poderá ser aceito ou negado.
Alguns exemplos:
Mariana, é professora de escola pública, tem 24 anos e quer trabalhar como babá na Finlândia, ela busca na internet diferentes sites, um deles é este aqui. Aplica para algumas vagas, é chamada para uma entrevista e consegue a vaga. Ainda no Brasil, ela pode dar a entrada no visto, caso já esteja aqui como turista, pode dar entrada aqui também, porém a documentação a ser apresentada deve ser traduzida por um tradutor juramentado do Brasil (pode ser em inglês).
O visto de Au pair é concedido para pessoas entre 17-30 anos, a Finlândia está vivendo uma grande crise na educação infantil, o que tem feito, as famílias buscarem mais babás para os filhos com menos de 3 anos.
Porém, o custo da aplicação do visto é alto, por este motivo babás de outros países da UE são contratadas mais facilmente.
Dicas da tia Ayla:
Fale na entrevista que você está disposto a ter o valor do visto descontado do salário.
Tenha em mãos toda documentação pronta, aqui você a lista do que precisa.
Faca uma apresentação em video de no máximo 3 minutos, mostre suas origens, o motivo para você querer vir para Finlândia e o que mais te atrai na cultura aqui e claro, que gosta de crianças.
Se vier visitar algum conhecido aqui, já venha com essa documentação em mãos, você pode se beneficiar dos 90 dias como turista aqui e estender essa permanência.
Leia tudo sobre a Finlândia e a cultura finlandesa
Me siga no Instagram
Deixe claro, imediatamente, os idiomas que você domina bem, acredite, para algumas famílias ter uma babá que fale português é um plus, (famílias multiculturais)
2. Guilherme é fotógrafo freelancer e vem visitar uma amiga empresária, eis que essa amiga, consegue para ele alguns trabalhos de freelancer em diferentes empresas, durante os 90 dias como turista, guilherme não precisará de visto, mas a amiga empresária deverá escrever uma carta convite para o ministério da imigração, detalhando os trabalhos pontuais e acertados previamente, que não deverão exceder os 90 dias.
O Brasil, tem um acordo bilateral com a Finlândia, é um país que chamamos de “país isento de visto de turismo”.
Mas nem todas as profissões se encaixam nesta lei, aqui vão algumas: Professores, intérpretes e tradutores, fotógrafos, atletas, artistas, leia aqui a lista completa.
Aqui neste link, EU QUERO IR PARA FINLÂNDIA você saberá exatamente o que deve fazer para vir legalmente para cá, é um passo a passo e muito fácil de descobrir.
Por último, mas não menos importante: NÃO TENTE SER ESPERTO, JOGANDO A CARTA DE VIR COMO REFUGIADO.
Por 10 vezes no mínimo, eu já traduzi deportação de brasileiro que veio para cá como “refugiado”.
Como intérprete do governo, eu posso garantir que, na maioria das vezes, não dá certo e a vida aqui vira um inferno, vocês não têm noção do que é viver em um centro de refugiados.
Outro dia, escrevo sobre isso. Prometo, contarei caso a caso sem revelar nomes, pois fiz um voto de sigilo, mas nada me impede de contar a situação em si.
Eu tenho um projeto de trazer professores em 2023 para viver na Finlândia (em Kouvola) e trabalharem nas escolas por 2 meses, mas do jeito que vai à crise econômica por aqui, eu certamente jogarei para 2024, mas continuarei em contato com as pessoas pelo meu Instagram.
Se precisar de ajuda, lembre-se sou consultora e neste link, você tem informações de valores de aulas de finlandês que incluem consultoria de imigração, QUERO SUA AJUDA!
Assista o video do ministério da imigração, caso ainda tenha dúvidas!