Me chamo Ayla Huovi e me mudei para a Finlândia em 2005 sem nunca esquecer minhas raízes, atualmente vivo entre os países do meu coração, o Brasil e a Finlândia.
Me formei em Administração de Empresas no Brasil e Interpretação (finlandês-português-finlandês) pela TAKK, na Finlândia. Em 2015, concluí meu mestrado em Pedagogia e Educação pela Universidade de Helsinki, neste mesmo ano abri minha empresa de consultoria educacional.
Já na Finlândia, entrei na área educacional em 2006, dando aulas de português para adultos, tendo alguns anos de experiência de treinamento para vendedores e a oratória já desenvolvida, dar aulas foi algo novo, mas não um desafio. Com a fluência na língua, me tornei a primeira intérprete brasileira, formada por uma instituição finlandesa. E hoje, eu divido o meu tempo entre ensinar meus alunos, dar formação para professores no Brasil e fazer traduções e interpretações para o governo finlandês e empresas privadas da Finlândia.
Como intérprete, meu principal cliente é o governo finlandês. Sou, basicamente, a ponte entre funcionários públicos e imigrantes de diferentes países que têm o português como língua materna. Ainda, trabalho para terceiros e empresas. Então, se você precisar de uma intérprete, possuo experiência desde 2011. Não faço traduções (juramentadas) escritas; na Finlândia, intérprete e tradutor são duas profissões distintas e estudei apenas para ser intérprete. Contudo, tenho contatos de tradutores juramentados na Finlândia e no Brasil e posso traduzir textos que não precisem ser juramentados.
O valor da hora de um intérprete na Finlândia é de 65 euros a hora + 24% (imposto/alv.) Minha precificação para traduções SIMPLES é de 2€/ 60 caracteres= 1 linha + 24% (imposto/alv.)
Dou aulas de português para estrangeiros na Finlândia desde 2005. Em 2012, comecei a dar aulas de finlandês para brasileiros online e, em 2016, para crianças entre 7 e 15 anos em Helsinki e Kouvola.
E como estas aulas funcionam?
As aulas na Finlândia acontecem em escolas ou empresas, enquanto as aulas de finlandês, através da internet. Virtualmente, uma aula por semana de 60 minutos no dia e no horário em que o aluno escolher, com o material que eu forneço e elaboro.
A vantagem de ter uma professora brasileira ensinando finlandês é compreender um idioma – que tem a fama de ser tão difícil, – por meio de um aprendizado lógico e agradável.
Investindo 600 reais por mês, você estuda finlandês no horário que quiser!
A consultoria educacional varia de acordo com cada situação. Através da minha experiência, know-how e contatos dentro da esfera finlandesa educacional, ajudo escolas brasileiras a melhorarem o desempenho ou a aplicarem novas soluções. Também ofereço treinamentos in loco no Brasil e, algumas vezes, levo comigo parceiros finlandeses especializados. Meus parceiros são doutores em educação, diretores de escolas, representantes da secretaria de educação e responsáveis pelo plano educacional finlandês.
Quer conhecer o sistema educacional finlandês, com todo o suporte e conforto de ter as palestras traduzidas para o português, ótimos hotéis para se hospedar e turistar nas horas vagas? Venha comigo! Juntos visitaremos diversas instituições na Finlândia, como: creches, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio, escolas técnicas e profissionais, universidades, Secretaria de Educação, Ministério e Parlamento. O investimento varia muito do número de pessoas no grupo organizado e o programa escolhido.
A formação de professores no brasil ainda não é padronizada e muitas vezes questionada pelos próprios professores.
Nas últimas décadas vimos que a educação brasileira sofre cada vez mais desafios.
Os cursos com base em práticas finlandesas vêm para ajudar a descomplicar a educação e o ensino.